Blog

Quanto custa abrir um consultório médico?


Publicado em:
06/10/2021

Segundo pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina em dezembro de 2020, o número de médicos cresceu expressivamente nos últimos anos no Brasil, atingindo mais de 500 mil profissionais, uma média de 2,4 para cada mil habitantes.

A partir desse cenário, a busca por uma posição de trabalho em hospitais ou clínicas não é mais a grande opção de atuação desses profissionais. Muitos médicos em algum momento da carreira têm o desejo de abrir seu próprio consultório. Será que é essa a melhor opção? Pois bem, para você que tem a curiosidade de saber quanto é preciso investir na abertura de um consultório próprio, esse texto merece a sua atenção. Vamos entender todos os custos envolvidos e um valor base para dar esse start?

Para abrir um consultório, você tem que analisar diversos fatores como as questões fiscais, tributáveis, contábeis e sanitárias, os custos fixos, entre eles, aluguel, condomínio, água, luz, internet, funcionários, equipamentos e manutenção, além de materiais médicos, e se preparar para custos variáveis, como a divulgação do seu espaço, seja de forma virtual ou física, manutenção ou conserto de algum equipamento específico, rescisões trabalhistas, entre outros.

Uma pergunta que é fundamental: será que o valor da sua consulta ou a participação líquida no mês, caso queira atender plano de saúde, é maior que esses custos? Afinal, é preciso muita ousadia e planejamento na hora de montar um consultório do zero e conseguir se organizar bem financeiramente com tantas despesas. Tenha calma, pois o processo merece cautela.

Mas, de quanto estamos falando para abertura do consultório? Vai depender do local que você escolher, do público que você quer atender, a decoração que você vai usar, quais equipamentos você terá, como será o seu marketing, a referência que você quer se tornar em relação à experiência proporcionada ao paciente. Antes de qualquer ação, pesquise, relacione todos os custos, avalie sua atual carteira de pacientes, desenhe alguns cenários de ocupação da sua agenda e o tempo que você tem tanto para atender efetivamente, quanto para se dedicar a gestão e divulgação do seu consultório.

Investir em um espaço próprio de atendimento requer não só bastante habilidade de planejamento, organização e controle, como também tempo e recursos. Administrar e gerenciar um consultório não é uma tarefa simples. Nos cursos de Medicina matérias como gestão e administração não são aplicadas e isso faz uma enorme diferença. Portanto, além da “veia médica”, você precisa ter também uma “veia empreendedora”.

Opção econômica e altamente eficiente

Para você que ainda está na dúvida se é ou não é o melhor caminho a seguir ao abrir um consultório, vai uma dica: que tal apostar num coworking médico? Você terá um espaço adequado para o que você precisa, fará ótimo networking e ainda reduzirá muito os seus custos. Com o espaço compartilhado, você terá menos preocupações e manterá o foco no que precisa, no trabalho médico.

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe do Espaço Plennus, o coworking para profissionais da saúde com serviços de agendamento e confirmação de consultas. Para agendar uma visita, basta enviar mensagem para (21) 99301-4819, de segunda a sexta, de 8h às 20h e aos sábados de 8h às 13h.

Compartilhe: