Blog

Decoração do consultório: 5 dicas para não errar


Publicado em:
20/10/2021

Ir a um consultório médico não é uma das tarefas mais prazerosas da vida. Tirando a busca e a realização de procedimentos estéticos, na maioria das vezes o motivo pode trazer certas preocupações com a saúde. Por isso, proporcionar uma experiência agradável ao paciente vai muito além de um bom atendimento. A decoração do consultório vai te ajudar nisso. Você sabia que um lugar aconchegante chama muita atenção de quem está visitando seu consultório? E isso é um fator determinante para o retorno desse paciente? Fuja daquela ideia de que consultório é um espaço “sem graça”, padronizado e que não pode ter uma personalização.

Ter um espaço bem organizado, limpo, com uma iluminação boa é fundamental. Na hora de decorar, aposte nos três pilares essenciais para isso: conforto, praticidade e humanização.  Que tal dicas para você investir na decoração do seu espaço já?

1- Acerte na cartela de cores

Pense que o paciente quer sentir leveza e tranquilidade ao entrar no consultório, logo cores mais claras são as mais pedidas, para que a atenção dele não seja prejudicada. Portanto, evite tons mais chamativos que desviem o foco. Apostar em tons pastel é uma boa pedida, pois trará sensação de aconchego e paz para os pacientes, seus acompanhantes e todas as pessoas que estiverem no local.

2 – Pense no piso

Materiais como cerâmica e porcelanato, considerados frios, sempre são boas opções. Deixam o ambiente mais sofisticado e evitam um excesso de informação no ambiente próprio dos pisos decorados. Evite tapetes que acumulem sujeira e poeira. Além da questão da higiene, deixam o ambiente com um aspecto mais sombrio dependendo das cores.

3 – Defina os móveis

Trazer conforto para o seu paciente deve sempre vir em primeiro lugar. Aposte em móveis que sejam agradáveis, que não tragam dores ou incômodos para quem está esperando por um atendimento. Uma boa dica são os móveis ergonômicos como as cadeiras, sofás e poltronas com couro natural ou algum material sintético. Quanto às cores, combine com as escolhidas nas paredes e itens de coração para que fiquem harmônicas.

4 – Escolha uma boa iluminação

Nada como chegar num ambiente e ele estar claro, bem iluminado, e por isso abusar da luz natural é um ótimo fator a ser analisado. Em consultórios médicos com especialidades mais sérias, como oncologia, por exemplo, escolher uma iluminação mais sóbria é uma boa dica, já em consultórios pediátricos, o ar mais lúdico é indicado, já que as crianças são o principal público. Utilize lustres, abajures, spots de luz a seu favor.

5 – Distribua os itens decorativos e de organização

Decore seu espaço de acordo com a sua personalidade. Plantas, flores, portas-retrato, itens de organização, como porta-canetas, pastas, objetos de papelaria são sempre bem-vindos. Mas, nada de excesso, ok? Deixe o local com a sua essência, mas respeitando a individualidade dos seus colegas de trabalho e pacientes. Com isso, você trará a humanização para o consultório e se aproximará mais ainda de quem deseja.

Outro aspecto fundamental que você deve considerar. Seu consultório receberá pessoas que buscam saúde, então o ambiente deve traduzir isso: bem-estar, esperança e acolhimento. Levamos esse aspecto muito a sério aqui no Espaço Plennus. Optamos inclusive não usar televisão na sala de espera para que o ambiente não sofra interferências externas que por vezes não são as mais positivas. Em nosso caso, optamos por som ambiente e revistas que falam de bem-estar.

Se você não conhece o Espaço Plennus, convidamos a marcar uma visita para conhecer nossas instalações e como o nosso coworking para profissionais da saúde pode te ajudar a ter um espaço para atendimento já decorado e equipado. Envie mensagem e agende (21) 99301-4819.

Compartilhe: