Blog

Consultório médico: alugo, compro ou compartilho?


Publicado em:
15/12/2021

Uma das principais dúvidas entre médicos é saber qual a melhor opção escolher para a carreira, seja trabalhar em hospitais e clínicas de terceiros ou abrir seu próprio consultório. Agora, outra questão ainda surge: é melhor alugar, comprar ou compartilhar um consultório médico? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? O que se deve considerar?

Antes de escolher um dos três, o médico deve ter em mente que tempo, dinheiro e organização têm que ser priorizados. E para quem acredita que a decisão deve ser tomada somente no início da carreira está enganado. Em qualquer etapa da profissão é possível escolher qual a melhor maneira de trabalhar. Considere cada uma das opções:

Consultório próprio

Para quem tem recursos próprios e quer investir no meio imobiliário, essa pode ser uma ótima opção. Uma das grandes vantagens é não ter que assumir o pagamento mensal do aluguel. Aliás, talvez essa seja a única vantagem. É necessário fazer as contas sobre todo o investimento necessário para ter um consultório próprio. Comprar móveis, equipamentos, materiais de apoio são fundamentais e necessitam de uma verba imediata também. Em alguns casos, profissionais que não analisam toda a conjectura do negócio acabam investindo num consultório próprio esperando um retorno de investimento rápido, porém isso pode não acontecer, já que depende de diversos fatores, como fluxo de pacientes, pagamento de funcionários, manutenção de equipamentos, entre outros.

Consultório alugado

Nessa modalidade o valor fixo do aluguel todo mês pode pesar no orçamento. Independentemente da quantidade de pacientes atendidos, o valor continuará o mesmo. Porém, se mostra como uma opção a ser analisada. Não requer grande investimento inicial, no entanto, é necessário assumir um contrato de locação longo, que pode variar de 12 a 30 meses, ter fiador ou pagar o seguro fiança. Após o contrato assinado já é possível trabalhar no local se ele já estiver totalmente equipado e adequado para atendimento de pacientes. É importante escolher bem o local do consultório alugado para que esteja bem alinhado com o perfil do público que se deseja atender e planejar as despesas com equipamentos, mobiliário e de manutenção do local, como, condomínio, IPTU, luz, telefonia, internet e contratação de funcionários.

Coworking para área da saúde

Esta é uma opção cada vez mais buscada pelos médicos. É uma maneira inteligente e econômica de ter um consultório na atualidade, pois segue o conceito da economia colaborativa. O coworking para a área da saúde é um espaço onde os profissionais compartilham o espaço e seus conhecimentos com outros profissionais. E, o melhor, com muito menos burocracia economizando tempo e dinheiro. Nesse tipo de ambiente, o médico conta com estrutura pronta de atendimento, profissionais capacitados para recepção de pacientes, controle de agenda. Com isso, ele consegue se dedicar fielmente à sua especialidade e trabalhar diferentes perfis de público, já que pode atuar em coworkings diferentes.

Se interessou pelo coworking médico? Nos faça uma visita e conheça nossas instalações e como o nosso coworking para profissionais da saúde pode te ajudar a ter um espaço para atendimento já decorado e equipado. Envie mensagem e agende (21) 99301-4819.

Compartilhe: