Blog

Como médicos recém-formados conseguem empregos?


Publicado em:
08/09/2021

Me formei e agora? Essa é uma questão comum na cabeça de muitos profissionais da saúde, principalmente médicos recém-formados, que passaram pelo menos cinco anos estudando sobre como salvar vidas. É normal que o medo e a insegurança com a carreira surjam, mas é nessa hora que a calma e a tranquilidade devem aparecer. Quais caminhos posso seguir? Será que conseguirei um emprego rapidamente?

Como qualquer profissão, a preparação é primordial e a experiência vem com o tempo. Salvo os casos em que o profissional cursou a residência em busca de especialização. Os médicos recém-formados têm algumas escolhas a fazer para poder vivenciar mais a profissão e conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

A primeira delas é trabalhar como médico generalista mesmo, atendendo pacientes de todas as idades e com todas as enfermidades. Com a prática é possível pegar a experiência de lidar com diferentes perfis de situações, não sendo exigida a residência médica. É um bom começo para quem terminou a graduação e precisa começar a recuperar o investimento na profissão.

Outra opção bastante procurada é fazer plantões em hospitais, atendendo na emergência diferentes tipos de casos em um ritmo mais intenso. O médico irá realizar exames clínicos, prescrever medicamentos, conversar com pacientes, e isso enriquecerá muito sua bagagem profissional. Nesta situação, ele prestará o serviço como pessoa jurídica ao hospital e terá uma tributação menor por isso.

Atuar nas unidades básicas de saúde através do programa Mais Médicos do governo federal também é uma alternativa para começar a atuar logo após a graduação. Aplicação de vacinas, curativos e orientações aos pacientes são algumas das funções do médico que geralmente trabalha em áreas escassas. Com salário líquido de mais de R$11 mil, a duração no programa é de três anos, com inscrições abertas online trimestralmente. Porém, ele vem tendo muitas mudanças recentemente, é preciso pesquisar o programa e avaliar se atenderá bem o que o profissional deseja.

Quem deseja ser concursado, talvez as Forças Armadas sejam um caminho. É preciso dedicação e esforço para passar nas provas do Exército, Marinha e Aeronáutica. Um dos principais motivos que levam o médico a escolher essa opção é a estabilidade financeira, além de uma vida um pouco mais tranquila e a possibilidade de atender fora.

Abrir um consultório ou atender no consultório já constituído é outra oportunidade para os médicos recém-formados. Se a primeira opção for a escolhida, é preciso que o profissional tenha a veia empreendedora, pois além do trabalho médico, o especialista terá que lidar com questões financeiras, tributáveis e trabalhistas nesse processo. Mas, a possibilidade de uma renda maior e uma carga horária mais flexível são algumas das vantagens. Já para quem deseja trabalhar no consultório de um terceiro, ele se tornará um funcionário prestando contas normalmente ao dono e atuando de uma forma também mais dependente, porém, poderá trabalhar em mais lugares também crescendo sua carteira de pacientes.

Ainda sobre a opção fazer atendimento em consultório, vale observar que já chegou à área da saúde o conceito da econômica colaborativa: o coworking. Pelo qual, os recursos são minimizados, potencializando o resultado dos profissionais envolvidos. O Espaço Plennus é um coworking para área da saúde com serviços. A partir de uma mensalidade, ele tem acesso a vários serviços como agendamento e confirmação de consultas, endereço fiscal e comercial, recepção, entre outros. No Espaço Plennus não há vínculo com pacotes de horas, o profissional só paga as horas de uso. Simples assim: valor da mensalidade + valor da hora de uso.

Quer conhecer mais sobre o Espaço Plennus? Agende uma visita pelo número  WhtasApp (21) 99301-4819, de segunda a sexta, de 8h às 20h e aos sábados de 8h às 12h.

Compartilhe: