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Como aparecer no Google
Aparecer no Google deveria estar no topo da lista das estratégias de divulgação de qualquer profissional de saúde. No marketing, é comum dividir estratégias de acordo com dois parâmetros: desejo e necessidade. A depender da motivação do cliente alvo ao fazer buscas, e do comportamento dele na internet, são desenhadas estratégias diferentes. Para que fique claro, basta refletir sobre a decisão de compra de uma roupa, comida ou item de beleza, por exemplo. Em geral, esse tipo de compra se baseia mais em desejo, certo? Por outro lado, a escolha de um profissional de saúde é movida por necessidade. Afinal, ninguém deseja ficar doente ou espera precisar de um profissional de saúde.
Claro, há exceções como a cirurgia plástica ou obstetrícia, por exemplo, que o desejo também exerce forte influência. No entanto, convenciona-se que para serviços baseados em necessidade, a presença no Google deve ser uma das bases fortes na estratégia. Pense agora, se você precisasse de um chaveiro ou mecânico, onde iria buscar?
É importante deixar claro que as demais vias de divulgação, como redes sociais e mídia tradicional, não devem ser excluídas. O relacionamento constante gera elos mais fortes, cria redes de indicação e consolida a imagem do profissional como autoridade. Porém, se fosse para escolher apenas uma estratégia para profissionais de saúde, certamente aparecer no Google seria o foco principal.
3 estratégias para aparecer no Google
A essa altura do texto você deve estar se perguntando o que é preciso fazer para que seus pacientes encontrem seu nome no Google. Porém, mais do que ser encontrado, é preciso ter foco em aparecer nas primeiras posições. Uma pesquisa realizada pela agência de marketing digital Moz mostra que mais da metade dos usuários clica no primeiro resultado, e quase nenhum chega até a segunda página das buscas.
Mas antes que você pense que é difícil ou complicado, adiantamos que é simples, se você usar as estratégias certas. Mais do que isso, é possível que, com essa busca, o paciente já tenha uma boa impressão do profissional antes mesmo do primeiro contato. Veja a seguir 3 das estratégias principais para aparecer no Google e sair na frente de seus concorrentes:
1 – Anúncios pagos
Anunciar no Google é a estratégia mais rápida e eficaz para estar entre as primeiras posições. Funciona assim: você escolhe uma palavra-chave baseada na suposição de como o cliente faria a busca pelos seus serviços, por exemplo “dermatologista”. No entanto, essa pesquisa é muito ampla e, além de ser uma palavra provavelmente mais concorrida (e consequentemente mais cara) não deve gerar bons resultados. O melhor é optar por investir em palavras mais específicas e que, de fato, traduzam que tipo de paciente você deseja atingir. Alguns bons exemplos, nesse caso, seriam: “dermatologista na Barra da Tijuca” ou mesmo “dermatologista especialista em acne”. Além de mais específicas, as chances do paciente, de fato, marcar uma consulta aumentam. Afinal, ele terá a sensação que encontrou exatamente o que estava procurando.
2 – Estratégia de conteúdo
Outra maneira muito eficaz para aparecer no Google nas primeiras posições é ter uma estratégia consistente de marketing de conteúdo. Nesse caso, diferente dos anúncios, você não precisará pagar nada para aparecer entre as primeiras posições. A produção de conteúdo, com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), favorece que o algoritmo do Google compreenda que seu conteúdo é relevante. Assim, ele mesmo colocará seu artigo entre os primeiros resultados. Essa estratégia é interessante para que você tenha presença em todos os tipos de pesquisa que o seu cliente pode fazer, sem que tenha que pagar por todas elas. No caso do exemplo anterior: “Como acabar com a acne”, “Por que não espremer espinha”, “Acne tem cura”, “Opções de tratamento para acne”, entre outros termos, são bons exemplos de como a estratégia pode ser desenhada.
3 – Google Meu Negócio
Além de anúncios pagos e de estratégia de conteúdo, é preciso posicionar sua presença no Google Meu Negócio. Se você ainda não cadastrou seu local de atendimento lá, precisa fazer isso agora mesmo. A ferramenta consiste em cadastrar pontos comerciais de acordo com a localização, pelo Google Maps, e facilitar a busca de quem procura profissionais de saúde próximos. Além disso, pela ferramenta você pode: interagir com seus pacientes por meio de avaliações, ser encontrado por novos clientes e monitorar quantas buscas pelo seu nome e local de atendimento estão sendo feitas.
Caso tenha interesse em saber mais sobre estratégias de marketing para a saúde, conheça o blog da nossa parceira, a Santé Marketing em Saúde.