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Como Atrair os Pacientes Certos
Há um momento na carreira de qualquer profissional de saúde que, mais do que ter a agenda cheia, é preciso atrair os pacientes certos. Na prática, isso quer dizer que as pessoas que entram em contato para o agendamento compreendem exatamente qual é a expertise e sabem que aquele é o profissional ideal para solucionar o problema que estão vivenciando. Assim, atribuem o cuidado com a sua saúde a quem de fato confiam, e não somente a quem atende pelo seu plano de saúde ou que tem disponibilidade para determinado horário.
No entanto, para chegar a esse nível na carreira, é preciso realizar um trabalho consistente de posicionamento, com o suporte de uma boa estratégia.
Posicione-se para atrair os pacientes certos
Há dois casos bastante comuns entre aqueles que não possuem uma estratégia para atrair os pacientes certos:
- Há uma boa atração de pacientes, mas a grande maioria de convênios e planos de saúde. Isso exige uma carga horária de trabalho extenuante para um bom retorno financeiro.
- Os pacientes que estão chegando, mas não com as demandas nas quais você quer se tornar referência. Escolher um nicho é interessante para se destacar na especialidade de atuação.
Vamos usar como exemplo uma nutricionista experiente, que se especializou em nutrição de idosos. Ela fez diversas especializações, escreveu artigos e é reconhecida entre seus pares como uma referência no assunto. No entanto, grande parte dos pacientes que aparecem para marcação de consulta são jovens e desejam emagrecer. Por que ela não está atraindo os pacientes certos?
Situações como esta são muito comuns e, provavelmente, derivam de erros de posicionamento. Assim com em uma empresa, é preciso saber vender o produto/serviço da maneira correta. Pode parecer estranho, mas para um autônomo da área da saúde o produto/serviço em questão é a própria imagem profissional e suas habilidades para solucionar problemas de seus pacientes.
Estratégias Digitais para Atração de Pacientes
Nos dias de hoje, temos na internet poderosas ferramentas à disposição e é preciso saber usá-las para atrair pacientes com o perfil desejado. Assim, deixe muito claro qual a sua área de atuação, quais tipos de problemas é capaz de resolver, os resultados esperados e suas habilidades profissionais. A seguir, falamos sobre alguns recursos do meio digital para reforçar o seu posicionamento na sua especialidade:
Redes Sociais
As redes sociais fazem parte do cotidiano da grande maioria das pessoas. Para os profissionais de saúde, representam um excelente canal para abordarem temas referentes à área em que atuam. Assim, priorize conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo. Seguindo o nosso exemplo, de orientação nutricional para idosos, podem ser dicas de alimentos que não podem faltar na dieta, alertas quanto a mitos alimentares e uma série de outros temas relevantes a este nicho.
O Google se tornou o mecanismo de buscas mais usado no mundo e a pesquisa por assuntos relacionados à saúde é expressiva. No Brasil, mais de 90% dos internautas procuram informações sobre saúde na internet. Dessa forma, ser encontrado no Google através de buscas relacionadas ao seu nicho de atuação é essencial. Para tal, é preciso ter uma presença digital relevante ou, até mesmo, anunciar no buscador. Lembre-se, no entanto, que o Google prioriza o que é relevante para o usuário. Desse modo, se você quer atrair os pacientes certos, sua comunicação digital deve ser voltada ao perfil de paciente desejado.
Website
Ter um site próprio pode fazer toda a diferença no seu posicionamento digital. Afinal, é como seu consultório físico, mas no ambiente online. É no site que o paciente irá encontrar mais informações a seu respeito, como sua formação e serviços que oferece. É o local onde poderá encontrar também mais explicações sobre o problema de saúde que enfrenta e conhecer sua abordagem. Além disso, é muito comum que os pacientes busquem referências do profissional de saúde no Google, mesmo quando recebem a indicação de pessoas de sua confiança. Assim, ter seu próprio site passa uma imagem muito mais profissional e lhe confere maior credibilidade.
Estratégias Offline para Atração de Pacientes
Apesar da presença online ser de extrema importância, não é a única estratégia. Em muitos casos, ela deve ser adotada em conjunto com outras ações. No exemplo que citamos no início do texto – de uma nutricionista que deseja trabalhar com pacientes idosos – o boca a boca certamente é determinante na sua agenda. Um paciente bem atendido acaba indicando para outros e uma rede de indicações de forma. Mas isso não basta para manter a agenda cheia. A seguir, vamos abordar outras estratégias offline para atrair os pacientes certos:
Parcerias com outros profissionais de saúde
O bom relacionamento com outros profissionais de saúde é fundamental para criar uma rede de contatos e indicações mútuas. Para isso, é interessante não só conhecer o trabalho do profissional em questão, mas também manter um relacionamento próximo. Por isso, pessoas que atendem em um mesmo espaço tendem a formar uma rede de indicações. Assim, procure informações sobre pessoas que tenham público semelhante e os locais onde atendem. Clínicas com corpo clínico fechado costumam ser de difícil acesso, no entanto é possível procurar espaços que oferecem local com atendimento compartilhado. Eles são mais democráticos e permitem o relacionamento de profissionais de áreas diversas, gerando bons resultados a todos.
Eventos profissionais
Palestrar e participar ativamente de meetings e encontros profissionais pode colaborar para maior visibilidade ao seu trabalho. Assim, participe ou promova palestras, rodas de conversa e coffee breaks voltados para o público específico que você deseja atrair. Ocasiões como estas são excelentes para que o seu nome seja mais conhecido pelo perfil de pessoas que deseja atrair e também por outros profissionais que podem lhe indicar novos pacientes.
Atendimento no lugar certo
Você já se perguntou se os pacientes que você deseja atrair moram no bairro que você atende? Pesquise o perfil da população de cada bairro e procure atender onde a maioria deles está. Se você pretende atender idosos, precisa ter consultório onde a maioria dos moradores é dessa faixa etária. Se pretende aumentar o valor da consulta, precisa procurar um bairro onde o poder aquisitivo dos moradores é mais alto, e assim por diante. Lembre-se também de dedicar atenção aos detalhes do seu consultório, pois a experiência do paciente com o seu atendimento começa já na recepção.
Esteja aberto a novas possibilidades
É bem comum que profissionais com a carreira já consolidada sejam absorvidos por uma rotina intensa de trabalho. Por vezes, poderiam reduzir a carga horária de atendimento e manter o mesmo retorno financeiro. No entanto, para que isso aconteça, como vimos, é necessário traçar uma boa estratégia de posicionamento para atrair os pacientes certos. Além disso, é importante realizar uma gestão inteligente dos custos.
Estar aberto às novas possibilidades e modelos de trabalho que estão surgindo é uma alternativa interessante e que atende a esta necessidade. Hoje, é possível contar com ambientes de consultórios compartilhados, inclusive no modelo pay-per-use. Além da interação entre profissionais de diferentes especialidades e de toda a infraestrutura necessária ao atendimento dos pacientes, você só paga pelos horários em que tiver consultas agendadas. É uma forma inteligente de avançar na carreira e atrair os pacientes certos.
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