Blog

Como usar as redes sociais para divulgar seu consultório


Publicado em:
27/08/2020

Um profissional de saúde que sabe como usar as redes sociais sai na frente. Não há dúvida: o paciente está na internet. Segundo relatório mundial Digital in 2019, o brasileiro passa em média 3 horas e 34 minutos navegando por conteúdos desse tipo, perdendo apenas para as Filipinas, que lidera o hanking com 4 horas e 12 minutos diários. Quem deseja se destacar não pode perder a oportunidade de estabelecer esse relacionamento. 

O grande desafio para maioria está em como usar as redes sociais sem extrapolar os limites do profissionalismo, mantendo o tom de proximidade. É fato que conteúdos extremamente burocráticos costumam não ter bons resultados. Já os que mostram bastidores, trazem dicas, momentos reais e aproximam o profissional da realidade do paciente costumam ter mais sucesso. Apresente seu trabalho, mostre suas qualidades, mas tenha em mente que, antes de tudo, trata-se de um relacionamento social. 

Apesar de parecer intuitivo e natural, saiba que por trás de qualquer rede social de sucesso existe muito planejamento. Sair publicando sem critério confunde o público e não atinge o objetivo de atração de clientes para o seu consultório. Pelo contrário, pode até passar uma imagem negativa de desordem. A seguir, preparamos quatro dicas essenciais para quem deseja saber como usar as redes sociais para divulgar seu consultório e quer começar agora mesmo!

5 dicas sobre como usar as redes sociais com eficácia

1. Conheça bem as regras do seu conselho profissional

A ética profissional sempre vem antes de qualquer atitude de marketing. Conhecer as regras é o dever de casa e precisa fazer parte do seu planejamento de como usar as redes sociais para divulgar seu consultório. Cada conselho possui diretrizes bem específicas. Você sabia, por exemplo, que existe uma diretriz que orienta as selfies de médicos? Ou que nutricionistas não podem usar imagens de antes e depois de seus pacientes mesmo com expressa autorização? Atente-se às regras e inspire-se em quem realiza um trabalho de responsabilidade.

2. Escolha uma rede social principal

Hoje em dia há uma infinidade de redes sociais disponíveis e estar em todas elas é praticamente impossível. Mesmo que sua intenção seja contratar uma equipe de marketing para fazer o trabalho, escolha a rede social que mais tenha a ver com seu perfil e com o seu público. Segundo a pesquisa Digital in 2019, que citamos no início do texto, a rede social favorita dos brasileiros, atualmente, é o Youtube, que ultrapassou o Facebook  e conta com presença de 95% dos internautas atualmente. 

Mas é claro que se o seu perfil não é o de gravar vídeos, redes sociais como o Instagram e Facebook ou alternativas mais novas como podcasts, também podem trazer excelentes resultados de engajamento.

3. Poste sempre com um objetivo

Um dos erros mais comuns de quem ainda não sabe como usar as redes sociais profissionalmente é postar conteúdos aleatórios sem qualquer objetivo. Além de não funcionar, pode atrair pacientes que não são do interesse do profissional de saúde, pois não engajam com aquilo que ele tem para oferecer. A dica é traçar metas e falar de temas específicos por um período maior. Não fale de tudo ao mesmo tempo e não tenha medo de ser um pouco repetitivo. Se seu objetivo, por exemplo, é divulgar um novo serviço da sua clínica, não basta falar só uma vez. Fale sobre todos os aspectos, use todas as mídias e faça com que, de fato, o público entenda o valor que você tem a oferecer. 

4. Pessoas se conectam com pessoas

Apesar de ter um objetivo profissional, redes sociais são para relacionamento de proximidade. Pense sempre que, do outro lado da tela, existe um amigo seu que precisa entender aquilo que você tem a dizer. Use a linguagem do paciente, deixe de lado um pouco os termos técnicos e explique, do começo, sempre que for possível. 

5. Seja coerente e consistente

Como todo meio de comunicação, uma rede social precisa ter uma linha editorial. Seja coerente tanto nos pensamentos quanto nas cores, nas palavras e no tom das conversas. A consistência também é fundamental. Não há um número de postagens ideal, mas elas precisam ocorrer com a mesma frequência sempre. É por isso que muitos profissionais recorrem a agências de marketing. Se for especializada na área da saúde, ainda melhor, para evitar que você tropece na ética. Além de manter a cadência de conteúdo, o profissional de marketing será capaz de captar a essência da comunicação do profissional de saúde e reproduzí-la com a coerência necessária para manter a comunicação com o cliente sólida e com bons resultados. 

Caso tenha interesse e queira saber mais sobre como uma empresa especializada em marketing para profissionais de saúde atua, conheça o nosso parceiro, a Santé, clicando aqui.

Compartilhe: