Blog

A Evolução da Tecnologia na Medicina


Publicado em:
31/08/2020

Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia na Medicina revolucionou a área da saúde, trazendo soluções para profissionais e pacientes.

Atualmente, é quase impossível viver sem a tecnologia. Os profissionais de saúde contam com inovações como aplicativos médicos, wearables, prontuário eletrônico, e Teleconsulta, para oferecer um atendimento de mais qualidade para seus pacientes.

Principais marcos da evolução da tecnologia na Medicina

Para os mais jovens, que nasceram na era da informação e tecnologia, ferramentas como o raio-x podem parecer comuns e existentes desde sempre, mas sabemos que na verdade, não foi bem assim.

Muitas utilidades surgiram apenas no século XX, algumas até mesmo quase no início do século XXI.

Abaixo listamos três das principais contribuições da tecnologia para a área da saúde. Confira quais são elas.

  • Raio-x: como citado acima, o raio-x foi descoberto em 1985 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. A primeira radiografia da história aconteceu no mesmo ano e, a partir dali, foi possível examinar pacientes de uma maneira mais objetiva, e bem menos invasiva.
  • Ressonância magnética: outro método detecção de doenças descoberto em 1946, por Felix Bloch e Edward Purcell. Desenvolvido inicialmente para análise moleculares físicas e químicas, teve seu uso incentivado por Raymond Damadian, que em 1971 descobriu uma diferença no tempo de relaxamento de diferentes tumores e tecidos.
  • Robôs cirurgiões: O Hospital Broussais, em Paris, foi o primeiro estabelecimento médico a realizar uma cirurgia utilizando robôs, em 1998. Guiados por profissionais que dispõe de visão 3D ampliada, a contribuição dessa evolução foi imensurável, já que por meio deles se tornou possível realizar cirurgias à distância. 

Além de inovações tecnológicas, a área da saúde e da Medicina também conta com evoluções que auxiliam no dia a dia dos profissionais, como possibilidade de atendimento à distância, e na gestão de clínicas e consultórios, por meio de softwares.

Como a tecnologia auxilia no dia a dia dos profissionais de saúde

A evolução da tecnologia na Medicina foi importantíssima para diagnósticos mais rápidos e precisos. No entanto, foram além: algumas inovações colaboraram diretamente para melhorar a rotina e o dia a dia dos médicos.

Com isso, os profissionais da saúde conseguiram se organizar e se dedicar 100% ao atendimento durante a consulta, o que faz toda a diferença na experiência do paciente.

Veja o depoimento do endocrinologista Dr. André Ricardo, que melhorou o relacionamento com seus pacientes por meio da tecnologia.

“O aplicativo iClinic sem dúvida é uma funcionalidade favorita, consigo acessar a qualquer momento. O paciente me manda um e-mail, WhatsApp, e já consigo puxar o prontuário dele e saber com quem estou falando, o que eu tinha pedido na consulta. Consigo olhar como está minha agenda da semana, é só acessar o aplicativo, é muito funcional.”

As novidades tecnológicas surgiram para ajudar os médicos na organização das suas rotinas e na gestão de seus consultórios. Listamos abaixo 3 das principais novidades que vão tornar seu dia a dia muito mais prático e dinâmico. Saiba quais são e aprofunde-se neste assunto.


1. Teleconsulta

Apesar da Telemedicina não ser algo tão recente, sua aprovação aconteceu apenas neste ano, em março de 2020. Somente com a pandemia de COVID-19 a sua prática foi liberada.

Com isso, vertentes como a Teleconsulta começaram a ser praticadas como alternativa aos atendimentos presenciais, pensando justamente nos tratamentos que não poderiam ser interrompidos.

Porém, a teleconsulta é uma inovação que não deve ser utilizada somente em épocas de distanciamento social. Essa modalidade pode ser utilizada para oferecer: 

  • Acessibilidade à saúde, atendendo pacientes em regiões mais remotas e distantes;
  • Gerar economia, pois o paciente não precisará se deslocar até o local de atendimento, muitas vezes um custo alto e desnecessário;
  • Economizar tempo, já que a modalidade pode ser utilizada para consultas de retorno, que costumam ser mais rápidas.

Vale ressaltar que a Teleconsulta deve ser realizada por meio de um software desenvolvido especificamente para isso. Ferramentas de comunicação como Skype e WhatsApp não possuem a criptografia para assegurar médicos e pacientes da maneira correta e necessária.

Além disso, é fundamental realizar a consulta  em um local tranquilo, com boa acústica e onde você não seja interrompido. Por isso, salas específicas para atendimento médico, como as do Espaço Plennus, são grandes aliadas dos profissionais da saúde que optam pela prática do atendimento à distância. 

2. Software de gestão

Existe algo mais prático do que ter todas as informações que precisa centralizadas em um só lugar?

Seja atendendo em um consultório, clínica ou em um coworking médico, como o Espaço Plennus, essa organização é fundamental para agilizar as atividades do seu dia a dia.

Essa é a principal função de um software de gestão: organizar todos os seus dados dentro de uma mesma plataforma, facilitando o acesso e a localização, além de garantir a segurança de dados sensíveis dos pacientes.

Com o software de gestão é possível realizar a gestão financeira do seu fluxo de caixa, ter acesso à prontuários eletrônicos, e até mesmo diminuir a taxa de absenteísmo dos seus pacientes, já que é possível enviar lembretes de confirmação de consulta por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Veja como o nutricionista Albespyerry Diniz, que é cliente do software médico iClinic, conseguiu diminuir a porcentagem da ausência dos seus pacientes nas consultas:

“Com o envio de SMS e e-mail para confirmar consulta, caíram em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante. Possuo confiabilidade no sistema porque eu realmente vejo que ele envia SMS, confirma as consultas na agenda e os pacientes comentam que receberam as mensagens.”

Além disso, um bom software de gestão é na nuvem, ou seja, você pode acessá-lo a qualquer hora, de qualquer lugar, o que o torna totalmente adaptável à sua rotina.

E não se preocupe quanto à segurança dos seus dados. Um bom software médico utiliza servidores como a AWS, que também possui criptografia de ponta, e  é utilizado pela NASA, Netflix e Casa Branca.

3. Assinatura Digital

Imagine assinar receitas de medicamentos onde quer que você esteja, à distância, sem correr o risco de ter esses documentos rasurados, invalidados ou falsificados.

assinatura digital é uma das novidades tecnológicas que oferece inúmeros benefícios aos médicos. 

Essa funcionalidade permite a assinar digitalmente, como o próprio nome diz, documentos, contratos, termos e até mesmo emitir receitas de medicamentos especiais sem necessidade de deslocamento, tendo a mesma validade jurídica do que uma assinatura escrita e a punho. 

Para ter uma assinatura digital é preciso ter um certificado digital padrão ICP-Brasil. Cada assinatura possui um nome e uma chave pública criptografada, sendo a garantia que uma pessoa não se passará pela outra.

Isso também garante que caso ocorra alguma alteração após a assinatura e validação pelo signatário, o documento perde totalmente sua validade jurídica, não podendo ser utilizado para mais nada. 

Conheça melhor os benefícios do uso da tecnologia na Medicina com iClinic. Entre em contato pelo e-mail [email protected] para mais informações.

Ficou curioso sobre como a tecnologia de um software médico pode te auxiliar no dia a dia? Venha para o Espaço Plennus e conheça os benefícios na prática!

Compartilhe: