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3 características do consultório médico com a agenda cheia


Publicado em:
23/11/2020

Ter um consultório médico com a agenda cheia de pacientes é a meta de muitos profissionais de saúde. Mais do que isso, se boa parte dos atendimentos for de consultas particulares, melhor ainda. Chegar nesse nível da carreira, no entanto, só é possível quando o profissional já construiu um nome sólido e é capaz de sustentar os pilares do consultório particular de sucesso com destreza. Mas quais são eles? Neste texto, falaremos de três: marketing, experiência do cliente e gestão. Todos eles precisam fluir perfeitamente e são codependentes, ou seja, de nada adianta captar muitos clientes e a experiência não ser boa. Ou ainda ter muitos clientes, mas ter uma gestão ruim com fluxo de caixa complicado, por exemplo.

Pilares do consultório médico com a agenda cheia 

Não é incomum o profissional ter seu consultório médico com agenda cheia, trabalhando muitas horas por dia, mas ainda distante da vida financeira que sonhou. Por vezes, colegas de especialidade recém chegados ao mercado estão fazendo sucesso nas redes sociais e, mesmo tendo menos experiência, já estão com todos os horários da agenda ocupados com pacientes particulares. Qual é a chave para o sucesso do consultório?

A seguir, separamos 3 pilares fundamentais para um profissional de sucesso. Adotando-as no seu dia a dia, aos poucos você será naturalmente reconhecido e não precisará se preocupar em trabalhar de forma exaustiva. Veja quais são:

Marketing médico

Com a internet e as redes sociais fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas, está claro que atuar com marketing médico é mais do que necessário para ter um consultório com a agenda cheia. Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, o marketing vai muito além de estar presente nas redes sociais. Pare e pense: quando um paciente próximo a você procura sua especialidade no Google, ele encontra seu nome? Quando encontra referências à sua carreira, quais são os primeiros resultados? O zelo com essas informações é parte importante da construção da sua imagem como referência para os pacientes. 

Experiência do cliente

O segundo ponto importante a ser observado é pensar em qual experiência o cliente que chega até você tem, do começo ao fim. Faça esse exercício e coloque-se no lugar do paciente. Uma vez que ele escolheu você, como é a marcação da consulta? E a chegada até a clínica? Os recepcionistas são simpáticos? O ambiente é agradável? Apesar de parecem apenas detalhes, não são. Oferecer uma boa experiência ao paciente do começo ao fim é fundamental para que o cliente não só volte para dar continuidade ao tratamento, mas também indique seu nome para outras pessoas. 

Atualizar-se sobre sua especialidade, treinar formas didáticas de orientar os pacientes e oferecer uma informação clara sobre como será o tratamento também são importantes.  

Gestão

Na faculdade, recebe-se todo o tipo de conhecimento técnico para exercer a profissão de forma plena. No entanto, nem sempre a gestão do consultório médico é colocada em pauta. Assim, planejamento financeiro, plano de carreira e gestão de pessoas são apenas algumas ferramentas que o médico de sucesso precisa investir para manter um consultório com agenda cheia. 

Felizmente, hoje em dia a tendência de espaços compartilhados vem se consolidando também na área da saúde. Assim, muitos profissionais podem se beneficiar de recursos que permitem a perfeita operação do consultório, sem precisar gerenciá-los. É o caso de atuar em um coworking médico. Além de reduzir custos operacionais, locais como o Espaço Plennus já são preparados para oferecer uma boa experiência aos pacientes, todos os serviços de apoio necessários à operação do consultório e, ainda, oferecem flexibilidade para que o médico possa atuar em diferentes bairros e cidades.   
Cuidando da carreira, da sua imagem pessoal e estando atento aos recursos para uma boa gestão do consultório, o sucesso virá naturalmente. Assim, comece agora a colocar em prática as ações para ter sua agenda cheia de pacientes. Conte com o Espaço Plennus para lhe ajudar!

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